Resenha do texto “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freirereender

16 mai

Segundo Paulo Freire em sua obra “A importância do ato de ler em três artigos que se completam”, ler não é simplesmente decifrar cada palavra escrita e sim fazer com que a mente compreenda o sentido de um todo para ocorrer a comunicação pelas letras. Primeiro as pessoas lêem o mundo a sua volta para depois lerem palavras. Isso porque cada qual entende o que está escrito conforme o seu nível de conhecimento e vivência cultural.

O ser humano é capaz de ler e escrever o mundo em que vivem antes de ser alfabetizado pela forma tradicional, pois assiste a tudo ao seu redor e pode contar o que visualizou em forma de narrativa. Podem também trabalhar e viver em sociedade antes da alfabetização. Por exemplo, existem pedreiros que não sabem ler, mas desenvolvem sua função da mesma forma que um alfabetizado.

Ler não é somente pronunciar cada palavra para si ou em voz alta, e sim interagir com o texto proposto e compreender sua mensagem. Tendo essa afirmativa como verdadeira, chega-se à conclusão que existem muitos alunos saindo do ensino médio sem saber ler, visto que eles correm seus olhos sobre as palavras mas não identificam sobre o que trata o texto.

O aprendizado de gramática deve ser instigado no aluno através de textos e não o fazendo com que decore regras, visto que isso não gera o real conhecimento sobre o assunto abordado. Muitos daqueles alunos que saíram da escola sem saber ler também “aprenderam” gramática decorando regras, ou seja, concluíram o ensino médio sem conseguir ler de forma adequada e sem saber escrever um texto conforme a norma padrão da língua portuguesa.

Também não é produtivo que o professor force o aluno a ler uma infinidade de livros se ele o fizer somente por obrigação e sem uma real compreensão do assunto abordado. Quantidade de livros não necessariamente significa qualidade de leitura. Mas isso não quer dizer que se deva parar de ler clássicos, e sim, fazê-lo de forma que o aluno compreenda sua mensagem, praticando a leitura de modo correto.

Em relação à alfabetização de adultos não se pode ensinar a estes da mesma forma como a uma criança. Nesta fase da vida ele já possui uma experiência tão vasta quanto o educador. Deve-se ter isto em mente e não tratá-lo como se chegasse à escola com a mente “oca”. Um caso que confirma essa idéia é o de um senhor que conheço, com aproximadamente cinqüenta anos, que está completando o ensino fundamental neste ano. Presenciei várias aulas de matemática nas quais este aluno só compreendia a matéria quando o assunto era comparado a sua rotina diária de trabalho. Este aluno trabalhou como feirante por toda a vida, então seu conhecimento sobre números era em relação ao dinheiro, já que mesmo não sabendo ler ou escrever possuía toda a habilidade necessária para não ter prejuízo no final expediente. Logo, seu professor entendeu que seria muito mais prático ensiná-lo a trabalhar com números usando como exemplos as frutas de sua banca, seus clientes e o troco que deveria dar na finalização de cada venda. Dessa forma, seu professor de língua portuguesa seguiu esta mesma linha de ensino, obtendo um ótimo resultado na escrita e leitura em um tempo mais rápido do que o esperado.

O ser humano aprende primeiro as coisas sobre o mundo para depois aprender a ler e escrever. E para continuar aprendendo sobre o mundo é imprescindível ter domínio da leitura escrita. E este conhecimento é indispensável para que se consiga lutar pelos seus direitos dentro da sociedade.

Eliete Lopes Silvério

About these ads

2 Respostas to “Resenha do texto “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freirereender”

  1. marilene 26 de outubro de 2013 at 18:10 #

    muito bom

    • Odalmr Alves Nobre 31 de outubro de 2013 at 22:57 #

      Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: