Resenha do texto “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire

16 mai

Paulo Freire nasceu no dia 19 de Setembro em 1921, no Recife, Pernambuco. É considerado um dos maiores educadores do país, tendo a coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que coloca a alfabetização como meio de conscientização para compreensão do mundo. Faleceu no dia 2 de Maio de 1997 vítima de um infarto agudo do miocárdio. Uma de suas obras foi a Importância do ato de ler que é um artigo que Paulo Freire foi convidado para apresentar na abertura do Congresso Brasileiro de Leitura realizado em Campinas em novembro de 1981.

A obra do Paulo Freire faz uma análise crítica do ato de ler como uma forma de interagir com a cultura e envolver mecanismos de linguagem e aprendizagem. Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede a palavra, mostrando através da experiência em seus primeiros anos como se deu a leitura e compreensão do mundo de suas primeiras palavras e a forma como lia os objetos ao redor de si.  Com isso ele concluiu que a criança, ao chegar no espaço escolar, traz um conhecimento de mundo que é muito particular seu e por isso o educador não deve menosprezar suas experiências, mas através delas fazer com que elas busquem a sua própria autonomia.

Para Freire, a alfabetização é um ato de conhecimento e construção da identidade e é visto como um ato político para formar um ser autônomo, participativo da sociedade. A leitura permite que conheçamos outras possibilidades de nos refazer, de sermos pessoas críticas e em condições de mudar o que somos através do hábito da leitura que se faz um descobrimento de um novo contexto em que agregamos conhecimento.

A importância do ato de ler é uma obra para pensar e criar hábitos de leitura, pois ela tem importância em todos os aspectos da vida e permite ampliar o vocabulário e ter uma reflexão crítica dos assuntos abordados.

Gislene Rodrigues

About these ads

Uma resposta to “Resenha do texto “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire”

  1. renata 1 de outubro de 2011 at 23:34 #

    muito bom , parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: